Quando um profissional assume o nível de diretoria dentro de uma organização, na maioria das vezes ele já desenvolveu as competências técnicas e operacionais ao longo da carreira. Porém, a necessidade de aprimorar o conhecimento em gestão estratégica torna-se evidente, especialmente ao enfrentar o desafio de gerenciar equipes de alta performance.
Leia também: Liderança e gestão: entenda as diferenças e impactos na empresa
É nesse momento que ele busca um MBA, já que esse curso está no topo da matriz acadêmica, com foco exclusivo no desenvolvimento de Gestão e Estratégias.
Veja a seguir como o conhecimento obtido no MBA em Liderança capacita o profissional a criar modelos mais assertivos para a gestão de pessoas e liderança de negócios.
Aqui você encontra:
- Desenvolvimento do plano de carreira
- Formação de equipes de alta performance
- Os 5 drivers para equipes de alta performance
- Conheça o MBA em Liderança e Gestão da Saint Paul
Desenvolvimento do plano de carreira
No MBA em Liderança, o profissional aprende a desenvolver modelos comportamentais, além de ferramentas e técnicas para motivar pessoas com base em critérios de individualidade. Por exemplo, ele aprenderá:
- Fórmulas para capturar os interesses da equipe através de perguntas e respostas.
- Técnicas para alinhar os desejos e medos da equipe com a estratégia da empresa.
Esses conhecimentos são fundamentais para desenhar planos de carreira alinhados aos objetivos do negócio.
Leia também: Mapa de competências: como definir um plano de carreira para sua equipe
Com os inputs do MBA, o profissional estará capacitado para ajudar sua equipe a crescer e melhorar resultados estratégicos. Ele desenvolverá a habilidade de pensar individualmente em cada colaborador, promovendo progresso alinhado à satisfação pessoal e às necessidades corporativas.
Formação de equipes de alta performance
Um diretor precisa de um time de confiança: uma equipe de alta performance que não pode ser formada de forma aleatória ou baseada apenas em empatia.
Para cumprir essa tarefa com precisão, ele precisa de técnicas para:
- Descobrir o perfil de cada indivíduo;
- Entender medos, necessidades e desejos;
- Alinhar tudo isso com os objetivos estratégicos da empresa.
No MBA em Liderança e Gestão da Saint Paul, o profissional aprende técnicas para montar equipes de alta performance, baseando-se em modelos comportamentais alinhados à estratégia da organização.
Leia também: 6 dicas para construir uma equipe de alta performance
Os 5 drivers para equipes de alta performance
- Visão clara do objetivo do projeto: o líder deve transmitir essa visão de forma alinhada aos desejos dos colaboradores e da empresa.
- Explorar a motivação individual: cada meta deve ser apresentada de acordo com o grau de motivação de cada indivíduo.
- Feedback contínuo: ferramentas para alinhar desejos da equipe com as necessidades da empresa são essenciais. Feedbacks garantem comprometimento e aprimoram competências de liderança.
- Desenvolver interdependência: como em um time de futebol, cada membro precisa executar seu papel com excelência e trabalhar em conjunto para alcançar o sucesso.
- Planejar recompensas estratégicas: o líder deve criar modelos de recompensa que valorizem o trabalho individual e coletivo, alinhados ao planejamento de carreira.
Ao aplicar esses conhecimentos do MBA em Liderança, o gestor fecha o ciclo de desenvolvimento de equipe e plano de carreira, garantindo preparação para atingir resultados estratégicos.
Conheça o MBA em Liderança e Gestão da Saint Paul
O MBA Executivo em Liderança e Gestão Saint Paul é o mais completo e atualizado do Brasil. Ele é ministrado por professores da Saint Paul e instrutores da ESMT, a melhor escola de negócios da Alemanha e uma das melhores da Europa.
Objetivo principal:
- Oferecer uma experiência integrada e cumulativa de competências avançadas em gestão;
- Potencializar o crescimento de líderes, conectando diferentes áreas do conhecimento;
- Aperfeiçoar a capacidade de pensar globalmente e competir estrategicamente.
Portanto, escolha o MBA em Liderança e Gestão da Saint Paul e esteja preparado para formar uma equipe que realmente ajudará sua empresa a alcançar os resultados desejados.