Os dados sempre foram usados para ajudar os profissionais de Marketing na hora de conhecer o seu público e traçar estratégias. Mas hoje, com um mundo cada vez mais digital, a quantidade de informações geradas sobre o perfil e comportamento dos clientes foram ampliadas de maneira exponencial.
Foi assim que o Data Science, ou ciência de dados, se tornou um aliado indispensável dos profissionais da área. E a melhor forma de aprimorar essa competência é a partir do aprendizado contínuo, é claro.
Leia também: Afinal, o que os dados podem fazer pela sua empresa?
"Os profissionais estão acostumados a trabalhar com bancos de dados muito estruturados com os quais se pode trabalhar facilmente. Mas os dados da internet não são estruturados, ou seja, eu preciso saber o que eu, como profissional de Marketing, posso coletar e que pode me trazer inteligência", disse a Profa. Lilian Carvalho, PhD, que ministra os cursos Fundamentos de Marketing Digital e Marketing Estratégico na Saint Paul.
Leia também: Databranding: os dados a favor do Marketing
Em aula sobre o tema, a professora explicou as mudanças que a tecnologia e a transformação digital têm trazido para quem trabalha com Marketing.
Entre elas, Lilian destaca a diferenciação de funções dentro da área, tendo profissionais dedicados à parte criativa e de produção de conteúdo, e outros empenhados na compreensão, leitura e interpretação de dados.
Outra alteração está na jornada de consumo que, tradicionalmente conhecida por ser linear, agora assume diferentes direcionamentos.
Atrelada à essas mudanças também mora a preocupação ética e de privacidade relacionada à coleta e armazenamento de dados pelas empresas, tema cada vez mais relevante dada as novas regras trazidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Agora que vimos a importância do Data Science no marketing para a tomada de decisões assertivas, chegou a hora de aprofundar ainda mais suas competências na área.
O curso Business Intelligence da Saint Paul oferece uma formação prática e avançada, focada em transformar dados em insights estratégicos. Com ele, você aprenderá a utilizar ferramentas de BI para elevar o potencial das suas campanhas de marketing, otimizar processos e gerar resultados mensuráveis.
Clique abaixo para conhecer todos os programas de educação executiva, incluindo opções voltadas para as áreas de marketing, data science e negócios digitais. Não perca a oportunidade de alavancar sua carreira!