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Liderança e gestão: entenda as diferenças e impactos na empresa

Escrito por Saint Paul | 11/01/2017 00:00:00

Na rotina corporativa, é muito comum encontrar dúvidas sobre as diferenças entre liderança e gestão. Afinal, um gestor deveria ser um líder, assim como liderar exige uma boa gestão. O ponto de conflito é quando ambas as funções não caminham lado a lado.

Neste artigo, vamos explorar as principais diferenças entre elas no cenário corporativo atual e explicar como o equilíbrio entre competências de liderança e gestão é crucial para o sucesso da sua empresa. Confira!

Aqui você encontra:

Quais as diferenças entre liderança e gestão?

Enquanto a liderança desenvolve estratégias assertivas para gerar resultados por meio do desempenho da equipe, a gestão se concentra majoritariamente em processos, métodos e metas, garantindo que a empresa funcione como uma máquina bem ajustada.

O modelo tradicional de gestão foi amplamente difundido no século XX, onde as estruturas hierárquicas asseguraram a clareza na linha de comando e contribuíram para o alcance de resultados, como o aumento de receita e a construção de organizações sólidas.

Porém, com a virada do século e o "boom" da internet, a nova geração de profissionais começou a questionar esses métodos tradicionais, focando cada vez mais em uma liderança que foca nas pessoas, inspirando e orientando-as para alcançar objetivos maiores.

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Por isso, empresas bem estruturadas agora têm a figura do gestor como um executor de estratégias dentro de um modelo estabelecido, e do líder como um visionário, que guia a equipe rumo ao sucesso em um cenário em constante transformação.

Qual a importância de equilibrar liderança e gestão?

Liderança e gestão, embora tenham focos distintos, devem estar em perfeita sincronia nas organizações e podem até ser integradas no mesmo profissional, fazendo com que ele se torne um recurso inestimável para o sucesso da empresa.

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Um líder que também é um bom gestor possui a capacidade de inspirar e motivar sua equipe, ao mesmo tempo em que assegura que os processos e metas empresariais sejam alcançados de maneira eficiente.

Competências de liderança:

  • Guia sua equipe na compreensão da direção da organização e no entendimento do propósito por trás das ações estratégicas;
  • Inspira, alinha os objetivos individuais com a visão e cultura da empresa;
  • Promove o desenvolvimento contínuo dos colaboradores;
  • É capaz de inovar, adaptar-se às mudanças do mercado e manter uma equipe motivada e engajada.

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Competências de gestão

  • Garante que as ações necessárias sejam executadas com eficácia, focando em processos e métodos que assegurem o alcance das metas;
  • Otimiza recursos para manter a organização em movimento, atingir resultados tangíveis e, consequentemente, contribuir para um crescimento sustentável.

Como ser um líder de sucesso?

Ser um líder de sucesso vai além de competências técnicas; envolve autoconhecimento, comunicação eficaz, trabalho em equipe e a capacidade de lidar com profissionais que têm perfis antagônicos ao seu, valorizando as especificidades de cada colaborador.

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Este é um desafio complexo, já que uma empresa é feita de pessoas e os indivíduos não são máquinas que só obedecem comandos. Ao contrário, é preciso saber como lidar com cada tipo de colaborador e adequar a liderança para ser eficiente com cada um.

Tudo isso, combinado a uma gestão eficiente, reduz a rotatividade de colaboradores, aumenta consideravelmente a satisfação dos clientes e gera impactos positivos nos resultados financeiros da empresa.

Por que investir em um MBA em Liderança e Gestão?

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