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Como equilibrar liderança e gestão
Gestão

Liderança e gestão: entenda as diferenças e impactos na empresa

Liderança e gestão: entenda as diferenças e impactos na empresa
4:50

Na rotina corporativa, é muito comum encontrar dúvidas sobre as diferenças entre liderança e gestão. Afinal, um gestor deveria ser um líder, assim como liderar exige uma boa gestão. O ponto de conflito é quando ambas as funções não caminham lado a lado.

Neste artigo, vamos explorar as principais diferenças entre elas no cenário corporativo atual e explicar como o equilíbrio entre competências de liderança e gestão é crucial para o sucesso da sua empresa. Confira!

Aqui você encontra:

Quais as diferenças entre liderança e gestão?

Diferenças entre gestão e liderança

Enquanto a liderança desenvolve estratégias assertivas para gerar resultados por meio do desempenho da equipe, a gestão se concentra majoritariamente em processos, métodos e metas, garantindo que a empresa funcione como uma máquina bem ajustada.

O modelo tradicional de gestão foi amplamente difundido no século XX, onde as estruturas hierárquicas asseguraram a clareza na linha de comando e contribuíram para o alcance de resultados, como o aumento de receita e a construção de organizações sólidas.

Porém, com a virada do século e o "boom" da internet, a nova geração de profissionais começou a questionar esses métodos tradicionais, focando cada vez mais em uma liderança que foca nas pessoas, inspirando e orientando-as para alcançar objetivos maiores.

Leia também: Veja como implementar a valorização de talentos na empresa

Por isso, empresas bem estruturadas agora têm a figura do gestor como um executor de estratégias dentro de um modelo estabelecido, e do líder como um visionário, que guia a equipe rumo ao sucesso em um cenário em constante transformação.

Qual a importância de equilibrar liderança e gestão?

Como equilibrar gestão e liderança nas empresas

Liderança e gestão, embora tenham focos distintos, devem estar em perfeita sincronia nas organizações e podem até ser integradas no mesmo profissional, fazendo com que ele se torne um recurso inestimável para o sucesso da empresa.

Leia também: Você tem o que é preciso para ser um líder na era digital?

Um líder que também é um bom gestor possui a capacidade de inspirar e motivar sua equipe, ao mesmo tempo em que assegura que os processos e metas empresariais sejam alcançados de maneira eficiente.

Competências de liderança:

  • Guia sua equipe na compreensão da direção da organização e no entendimento do propósito por trás das ações estratégicas;
  • Inspira, alinha os objetivos individuais com a visão e cultura da empresa;
  • Promove o desenvolvimento contínuo dos colaboradores;
  • É capaz de inovar, adaptar-se às mudanças do mercado e manter uma equipe motivada e engajada.

Leia também: 8 competências essenciais de um líder do futuro

Competências de gestão

  • Garante que as ações necessárias sejam executadas com eficácia, focando em processos e métodos que assegurem o alcance das metas;
  • Otimiza recursos para manter a organização em movimento, atingir resultados tangíveis e, consequentemente, contribuir para um crescimento sustentável.

Como ser um líder de sucesso?

Como ser um líder de sucesso

Ser um líder de sucesso vai além de competências técnicas; envolve autoconhecimento, comunicação eficaz, trabalho em equipe e a capacidade de lidar com profissionais que têm perfis antagônicos ao seu, valorizando as especificidades de cada colaborador.

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Este é um desafio complexo, já que uma empresa é feita de pessoas e os indivíduos não são máquinas que só obedecem comandos. Ao contrário, é preciso saber como lidar com cada tipo de colaborador e adequar a liderança para ser eficiente com cada um.

Tudo isso, combinado a uma gestão eficiente, reduz a rotatividade de colaboradores, aumenta consideravelmente a satisfação dos clientes e gera impactos positivos nos resultados financeiros da empresa.

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