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Competências de um líder do futuro
#LidereATransformação

8 competências essenciais de um líder do futuro

Liderar pessoas e negócios é uma missão que exige constante atualização. Independente de você estar começando sua carreira como gestor de equipes ou não, é extremamente importante acompanhar as mudanças provenientes da era digital para maximizar resultados e gerar valor à empresa.

Mas quais são as competências essenciais de um líder de sucesso na pós-modernidade? Analisando os considerados skills do futuro, chegamos a uma lista de habilidades, conhecimentos e ferramentas importantíssimas.

Competências para um líder de sucesso

Competências para um líder de sucesso

1. Saber planejar

Conhecer os princípios do Planejamento Estratégico permite traçar caminhos que podem colocá-lo à frente. Um líder deve saber criar planos e colocá-los em prática em sua organização ou departamento, sempre visando a otimização dos resultados.

2. Entender o Cenário Econômico

Para tomar decisões certeiras, um líder de sucesso deve estar atento aos indicadores econômicos, assim como entender os jargões utilizados nos jornais de economia, como inflação, PIB, câmbio e taxa de juros.

3. Ser criativo e inovador

Acompanhar as intensas e rápidas transformações da pós-modernidade é fundamental para a sobrevivência (ou mesmo a reinvenção) de um líder. Para gerir uma equipe de sucesso, é preciso praticar a inovação, identificar suas fontes, elementos, ferramentas e frames - sempre em busca das melhores oportunidades.

Leia também: Dicas para se tornar um Líder 4.0

4. Entender os indicadores da empresa

O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado! O líder do futuro deve aprender a construir, acompanhar e gerenciar indicadores de performance e riscos dos negócios ou departamentos, baseados no planejamento estratégico das organizações.

5. Conhecer estratégias de marketing

Independente da área de atuação, um líder deve possuir uma visão geral do universo do Marketing, desde a avaliação estratégica do mercado até a gestão da marca, passando pelo posicionamento competitivo e pela análise do comportamento do consumidor.

Jornada profissional de sucesso

6. Saber negociar

Ter os recursos para planejar e estruturar uma negociação a fim de obter ganhos para ambos os lados: não conseguimos imaginar um líder de sucesso sem esse talento!

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7. Se relacionar com clareza

Relacionamentos são a base de tudo, e um líder deve saber se comunicar e se relacionar não apenas com a equipe, mas também com os clientes, seja presencialmente ou por meios digitais. Temas como marketing, personalização do atendimento, identificação de potenciais clientes e mídias sociais são temas que podem te ajudar a chegar lá.

8. Saber construir equipes de alta performance

O papel do líder é muito importante na construção das equipes. Analisando os diferentes estilos de comportamento do time, ele consegue melhorar os relacionamentos interpessoais e os resultados corporativos.

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