Você terminou a graduação, já está trabalhando na sua área e busca uma promoção. Para isso, sabe que precisa voltar a estudar e o Master in Business Administration parece uma boa opção.
A dúvida é: fazer um MBA internacional e deixar a carreira de lado ou se manter no emprego e fazer o curso no Brasil?
Você pode aliar as duas opções! Atualmente, você tem a possibilidade de cursar o seu MBA no Brasil, mas contar com módulos internacionais, que vão oferecer informações mais relevantes para a sua formação profissional.
Essa opção é oferecida pela Saint Paul Escola de Negócios e, neste post, vamos explorar melhor essa alternativa. Explicaremos como funciona esse formato de curso e quais são os diferenciais do MBA internacional.
O que vale a pena: MBA internacional ou no Brasil?
Os estudos de nível superior no Brasil começam pela graduação. Depois de se formar, o aluno tem 3 opções: fazer uma especialização, cursar um MBA ou ingressar em um mestrado. Todas as alternativas fazem parte da chamada pós-graduação.
A diferença entre essas 3 modalidades é:
Mestrado: é direcionado para quem deseja entrar na carreira acadêmica ou pretende ser pesquisador. É mais teórico e não tem relação direta com o mercado de trabalho.
Pós Graduação: é um formato de especialização com objetivo de melhoria técnica-operacional, que pode ou não ter relação com a graduação. Neste caso aprofunda-se o conhecimento técnico e auxilia o profissional com a operação de determinada função/carreira;
MBA: é um formato de especialização direcionado para a prática profissional com foco na gestão e estratégia. É indicado para profissionais que já possuem experiência no mercado e querem aprofundar seus conhecimentos sobre negócios e gestão a fim de se formarem como executivos;
Assim, o MBA possui como característica o atendimento a uma demanda específica, bem como a preparação do profissional para um contexto de gestão. No caso da modalidade internacional, existem 2 possibilidades.
A primeira é você ir para outro país e cursar seu MBA lá. A segunda é optar pelo curso no Brasil, mas contar com professores de escolas internacionais.
Cada um dos formatos contém um tipo de aluno específico. O estudante que possui capital para fazer seu curso em outro país pode viver exclusivamente para o MBA, já que o curso costuma ocorrer em tempo integral. Essa situação é mais custosa, porque você precisa se sustentar durante o tempo que viveu fora.
Já no MBA no Brasil o foco é a parte estratégica. Você continua trabalhando e consegue acessar o ferramental técnico para se desenvolver ainda mais e alcançar outro patamar como profissional.
Quais são os diferenciais do MBA internacional?
Essa modalidade apresenta 2 diferenciais bem evidentes. O primeiro é que os professores de escolas internacionais renomadas vêm para o Brasil para dar aula. Essa característica faz com que os docentes conhecem a realidade do país e apliquem os estudos ao contexto atual.
Isso acontece porque os MBAs ocorrem de forma correalizada, ou seja, em formato de parceria. Isso significa que o aluno evita um custo excessivo para viver em outro país.
O segundo diferencial é a qualidade. Os cursos têm a mesma qualificação das escolas internacionais, porque os professores se ajustam ao contexto do país e mantêm a atualidade do conteúdo em relação aos aspectos macroeconômicos brasileiros.
Além dessas vantagens existe a questão da prática, que é relevante para o seu estudo e um diferencial dos MBAs da Saint Paul Escola de Negócios. Nesses cursos, o professor se torna um facilitador do caminho que deve ser seguido, enquanto o aluno é quem efetivamente desenvolve seu conhecimento por meio da participação e do networking.
Agora você já sabe que pode fazer um MBA internacional aqui no Brasil. Você terá a mesma qualidade e conseguirá acrescentar ainda mais conteúdo ao seu portfólio.
Conheça nossos cursos: