novas-tecnologias.jpg

 

Qual a sua visão sobre automação do trabalho? A primeira coisa que vem à sua cabeça são robôs trabalhando no lugar de pessoas? Ou talvez filas de desempregados nas portas das fábricas? 


Até certo tempo atrás, esse termo assustava muita gente, mas hoje isso não é bem assim. A tecnologia pode ajudar, e muito, a reduzir processos operacionais nas empresas. E de quebra aumentar a produtividade e o faturamento delas.

A automação do trabalho e o uso de novas tecnologias

Resumidamente, automatizar processos significa otimizar métodos por meio do uso da tecnologia. Aplicativos e softwares são alguns desses meios capazes de reduzir erros e melhorar a produtividade.

Com ela, a execução de tarefas de rotina pode se tornar mais rápida. Portanto, a automação não deve ser encarada como inimiga por seus colaboradores. Ela pode, inclusive, contribuir para a diminuição do esforço deles. E, longe de acabar com o trabalho ou supervisão humana, vem como uma estratégia para multiplicar os recursos da empresa.

Na verdade, a automação já nos acompanha há um certo tempo. Segundo Sandra Turchi, professora da Saint Paul Escola de Negócios, o que se vê agora é que com algumas novas tecnologias isso tende a acelerar.

 

 

“Seja na área de atendimento, de construção, a gente vê que a automação acaba impactando em diversos setores, até no próprio marketing. Hoje se fala bastante na automação de marketing, por exemplo. Temos ferramentas que auxiliam em vários processos. Entre eles as métricas, postagem de conteúdo, e aí por diante”, explica.

 

 

A indústria automobilística é um bom exemplo disso. Desde a criação dos primeiros veículos no Brasil, lá pela década de 1930, muita coisa mudou nas linhas de produção. Hoje em dia é muito comum encontrarmos etapas inteiras sendo executadas por robôs.

Outro bom exemplo é o de grandes empresas de logística. Muitas delas contam apenas com máquinas inteligentes para executar desde a retirada da prateleira do estoque até o envio. Está aí a Amazon para provar que isso dá certo.

Se a automação do trabalho não é inimiga, como ela pode contribuir então com novas ideias e estratégias de negócios? É o que vamos explicar em seguida!

 

 

Novas tecnologias e a troca de competências

É verdade que a automação do trabalho acarreta em algumas mudanças no ambiente profissional. Não dá para ignorar que ela resulte na extinção de algumas funções. Porém, outras tantas também surgem a partir dela.

Na opinião de Sandra, o que precisa ser levado em consideração é que certas habilidades atuais de colaboradores podem ser substituídas por máquinas ou robôs. E outras áreas vão precisar de profissionais mais capacitados, até para operar essas próprias máquinas.

 

 

“Quando falamos de equipamentos com inteligência artificial, por exemplo, será preciso ter mais engenheiros que saibam trabalhar com esse tipo de máquina. Na verdade é uma troca de funções, na qual umas vão desaparecer e outras vão crescer”.

 

 

Vantagens em adotar a automação do trabalho

Como já falamos inicialmente neste artigo, a automação do trabalho é capaz de reduzir o tempo de processos e melhorar a produtividade. Porém, as vantagens não param por aí. Confira outras razões para sua empresa fazer dela uma aliada:

 

 

Redução de custos

Erros humanos, gastos desnecessários e controle falhos influenciam diretamente nos custos. A automação é capaz de fazer uma melhor gestão de todos esses fatores, contribuindo assim para uma redução.

 

 

Aumento do controle financeiro

Processos automatizados são precisos quando se é necessário o acompanhamento de métricas. Diferente do controle manual, eles não são passíveis de erros.

 

 

Melhora da comunicação

Um fluxo de trabalho automatizado pode tornar mais simples a comunicação entre todos os setores de uma empresa. Ele contribui diretamente para a redução de ruídos, evitando a perda de produtividade dos colaboradores.

 

 

Participação dos colaboradores

A partir de relatórios e informações mais precisos, seus colaboradores poderão analisar como melhorar os processos e contribuir com ideias e sugestões. Além disso, promove a integração dos vários setores da empresa.


Para finalizar, é importante considerar que a automação é global e em algum momento você terá que lidar com ela de uma forma ou outra. Graças a ela, houve a redução de processos operacionais, e muito ainda está por vir!

E em sua empresa, como a automação do trabalho é vista? Ela é tratada como inimiga ou aliada? Veja mais conteúdos sobre gestão e novas tecnologias no blog da Saint Paul!

New Call-to-action

Posts Relacionados

Baixe o ebook agora!
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
Baixe nosso infográfio: Design Thinking

Posts populares