saint paul p1 #2.jpg

A maioria dos empreendedores tem dificuldade de iniciar o plano de marketing do seu próprio negócio, mesmo que tenha experiência sólida no mercado de trabalho. Para muitos, o tema causa receio, já que foge de uma área conhecida e requer novos aprendizados.

 

Porém, planejar o marketing da sua empresa é fundamental para o sucesso. Será por meio dele que você vai conseguir atuar no mercado de forma competitiva, aumentar as vendas, captar novos clientes e se posicionar corretamente.

 

O plano de marketing deve ser encarado pelo gestor como uma ferramenta de gestão para direcionar o negócio.

 

Segundo Philip Kotler, um dos mais respeitados autores do marketing mundial, três pontos são essenciais para fazer uma boa análise de marketing:

 

# 1 - Análise mercadológica


É ideal que o empreendedor faça uma lista das características internas da sua empresa e avalie pontos como a qualidade das matérias-prima utilizadas, dos produtos, do atendimento, entre outros fatores.


Feito isso, deve-se relacionar o impacto desses pontos com o ambiente externo, fazendo uma análise SWOT - uma matriz que ajuda a identificar as forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) do negócio. Como a análise de forças e fraquezas se referem ao ambiente interno, para a análise mercadológica se deve focar no ambiente externo.


A análise SWOT parece simples mas pode ser uma ferramenta poderosa para analisar as oportunidades e ameaças do ambiente externo, i.e. mercadológico. Por exemplo, o empreendedor deve olhar para o ambiente externo em busca de oportunidades, como o surgimento de um novo mercado consumidor. Já as ameaças podem ser mapeadas analisando forças macroeconômicas, como o ambiente de retração econômica com diminuição do emprego e renda que temos passado no ano de 2016.


# 2 - Posicionamento de mercado


Definir o posicionamento de mercado de uma empresa é fundamental para qualquer tipo de negócio. Os novos empreendedores, muitas vezes, encontram dificuldade em fazer esse posicionamento, pois entendem que basta simplesmente colocar o produto na prateleira ou disponibilizar o serviço e esperar o cliente chegar – o que é um grande erro. Para Kotler, o posicionamento é a imagem que a oferta ocupa na mente dos consumidores.


É preciso pensar na diferenciação da oferta e construir sua marca para que os consumidores tenham uma ideia clara do que a sua empresa oferece e quais os pontos fortes em relação aos concorrentes.


# 3 - Segmentação de mercado


Fazer a segmentação do público-alvo no seu negócio é um passo fundamental para acertar a estratégia de marketing. Vamos imaginar que você tenha um pet shop e esteja considerando incluir o serviço de day care, já que muitas pessoas passam o dia todo fora e deixam o animal de estimação sozinho.

 

New Call-to-action


Segmentar o público para quem a oferta será destinada é uma condição essencial para o sucesso da estratégia. Por exemplo, se você quiser atrair o público da região dos Jardins ou Higienópolis (bairros de classe média alta na cidade de São Paulo), possivelmente terá bons resultados. Muitos moradores dessas regiões moram sozinhos e não gostam de deixar seus pets o dia todo sem companhia no apartamento.


Agora se seu pet shop for no interior de São Paulo ou numa região mais periférica, provavelmente a oferta terá pouquíssima adesão, pois as características do público são completamente diferentes. Quem tem casa no interior pode se locomover com maior facilidade e estar em casaa depois do trabalho em 20 minutos, algo que não acontece na cidade de São Paulo. E na periferia, apesar de muitos consumidores demandarem esse serviço, não há renda extra para esse tipo de investimento.


Portanto, considerar essas três análises no plano de marketing é essencial para obter bons resultados. O ideal é fazer isso antes de abrir a empresa e, assim, não cair na estatística de novos negócios fecham com menos de dois anos de operação.


Buscar um curso de empreendedorismo ou um curso de gestão de empresas é uma sábia decisão para aprofundar o conhecimento e ter mais subsídios para planejar o marketing da sua empresa.

Lilian S. P. Carvalho
Coordenadora Acadêmica

Posts Relacionados

New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
Baixe nosso infográfio: Design Thinking

Posts populares