O planejamento de carreira, muitas vezes ignorado por profissionais de marketing que estão começando no mercado corporativo, faz toda a diferença para o futuro, afinal, é nele que você define onde se quer chegar e em quais empresas almeja trabalhar.
Para isso, a experiência pessoal, combinada com a vivência no ambiente profissional, ajuda a superar contratempos e até transformar situações desfavoráveis em oportunidades. No entanto, a formação acadêmica é um dos pilares essenciais para quem deseja se tornar um gestor de marketing, agregando conhecimento e um bom repertório.
Leia também: 5 cursos online para analistas de marketing
A seguir, conheça os passos que os profissionais de marketing devem seguir para alavancar suas carreiras e dominar as estratégias essenciais da Nova Economia!
Aqui você encontra:
Boa leitura!
Atualmente, qualquer vaga para profissionais de marketing exige, no mínimo, um diploma de graduação. Dependendo da empresa e do salário inicial, a universidade de origem do candidato também pode ser um critério de seleção. Por isso, é importante seguir os seguintes passos na formação acadêmica:
Após a graduação, os profissionais de marketing que desejam alcançar novas oportunidades devem investir em cursos de especialização, como análise de dados e até mesmo finanças — sim, números não fazem parte da rotina desse profissional.
Leia também: O que você deve saber sobre o Data Science aplicado ao Marketing
Pós-graduações e MBAs são outros passos importantes para o desenvolvimento. Para aproveitar ao máximo o conteúdo acadêmico, é ideal que o profissional já tenha alguns anos de experiência prática e possa trazer exemplos reais para a sala de aula.
Esse é um momento de grande oportunidade, pois o networking também é um diferencial nesse tipo de curso. Portanto, além de avaliar a tradição da instituição, é preciso conhecer o perfil dos estudantes e o tipo de conhecimento que o curso e os professores oferecem.
Para profissionais que almejam cargos de diretoria na área de marketing, um MBA internacional é um diferencial significativo, já que essa experiência expande os horizontes e proporciona uma visão global essencial para cargos de liderança.
O MBA Executivo em Liderança e Gestão da Saint Paul é um dos cursos mais completos e atuais de MBA executivo focado em liderança no Brasil.
Ministrado por instrutores internacionais e professores da escola de negócios eleita 5x uma das melhores do mundo, o programa oferece uma experiência integrada e cumulativa de competências avançadas em gestão.
Entre os principais temas abordados no MBA estão:
Esse programa de MBA visa desenvolver competências técnicas e de liderança, ajudando os profissionais a avaliar desempenho, identificar oportunidades e entender profundamente finanças corporativas e análise de relatórios estratégicos, permitindo que avaliem a performance e identifiquem novas oportunidades de negócios.
Para complementar sua formação, a Saint Paul Escola de Negócios oferece o Combo de Cursos Analista de Marketing. Este programa inclui seis cursos online que abrangem conceitos e técnicas essenciais para a atuação na área, com foco nas demandas da nova economia. Confira os cursos incluídos no combo:
Leia também: 7 cursos online para profissionais de marketing e vendas
Com essas dicas e orientações sobre a formação em marketing, agora depende de você dar o próximo passo e evoluir na sua carreira. Clique abaixo para conhecer todos os programas de Educação Executiva da Saint Paul e prepare-se para dominar a Nova Economia!