O planejamento de carreira, muitas vezes ignorado por profissionais de marketing que estão começando no mercado corporativo, faz toda a diferença para o futuro, afinal, é nele que você define onde se quer chegar e em quais empresas almeja trabalhar.
Para isso, a experiência pessoal, combinada com a vivência no ambiente profissional, ajuda a superar contratempos e até transformar situações desfavoráveis em oportunidades. No entanto, a formação acadêmica é um dos pilares essenciais para quem deseja se tornar um gestor de marketing, agregando conhecimento e um bom repertório.
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A seguir, conheça os passos que os profissionais de marketing devem seguir para alavancar suas carreiras e dominar as estratégias essenciais da Nova Economia!
Aqui você encontra:
- Escolhendo a graduação em marketing
- Upgrade na carreira dos profissionais de marketing
- Especialização internacional para líderes de marketing
- Cursos rápidos para aprimorar seus conhecimentos em marketing
Boa leitura!
Escolhendo a graduação em marketing
Atualmente, qualquer vaga para profissionais de marketing exige, no mínimo, um diploma de graduação. Dependendo da empresa e do salário inicial, a universidade de origem do candidato também pode ser um critério de seleção. Por isso, é importante seguir os seguintes passos na formação acadêmica:
- Escolher cuidadosamente a universidade para se graduar;
- Avaliar a tradição da faculdade e suas classificações em rankings;
- Verificar a aceitação da instituição no mercado;
- Analisar a qualidade do corpo docente: professores com mestrado, doutorado e experiência prática.
Upgrade na carreira dos profissionais de marketing
Após a graduação, os profissionais de marketing que desejam alcançar novas oportunidades devem investir em cursos de especialização, como análise de dados e até mesmo finanças — sim, números não fazem parte da rotina desse profissional.
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Pós-graduações e MBAs são outros passos importantes para o desenvolvimento. Para aproveitar ao máximo o conteúdo acadêmico, é ideal que o profissional já tenha alguns anos de experiência prática e possa trazer exemplos reais para a sala de aula.
Esse é um momento de grande oportunidade, pois o networking também é um diferencial nesse tipo de curso. Portanto, além de avaliar a tradição da instituição, é preciso conhecer o perfil dos estudantes e o tipo de conhecimento que o curso e os professores oferecem.
Especialização internacional para profissionais de marketing
Para profissionais que almejam cargos de diretoria na área de marketing, um MBA internacional é um diferencial significativo, já que essa experiência expande os horizontes e proporciona uma visão global essencial para cargos de liderança.
O MBA Executivo em Liderança e Gestão da Saint Paul é um dos cursos mais completos e atuais de MBA executivo focado em liderança no Brasil.
Ministrado por instrutores internacionais e professores da escola de negócios eleita 5x uma das melhores do mundo, o programa oferece uma experiência integrada e cumulativa de competências avançadas em gestão.
Entre os principais temas abordados no MBA estão:
- Planejamento estratégico de médio e longo prazo;
- Gestão financeira e de performance de projetos;
- Branding e desafios de liderança;
- Liderança de equipes e mentoria.
Esse programa de MBA visa desenvolver competências técnicas e de liderança, ajudando os profissionais a avaliar desempenho, identificar oportunidades e entender profundamente finanças corporativas e análise de relatórios estratégicos, permitindo que avaliem a performance e identifiquem novas oportunidades de negócios.
Cursos rápidos para aprimorar seus conhecimentos em marketing
Para complementar sua formação, a Saint Paul Escola de Negócios oferece o Combo de Cursos Analista de Marketing. Este programa inclui seis cursos online que abrangem conceitos e técnicas essenciais para a atuação na área, com foco nas demandas da nova economia. Confira os cursos incluídos no combo:
- Marketing Estratégico: Aprenda a utilizar ferramentas de marketing para gerenciar demandas nos meios analógico e digital.
- Planejamento Estratégico: Aprenda a planejar ações empresariais de forma estratégica, criando posicionamento competitivo e proposta de valor.
- Estratégias B2B e B2C: Entenda como atuar estrategicamente em diferentes elos da cadeia de valor, seja com clientes finais (B2C) ou outras empresas (B2B).
- Gestão de Relacionamentos e Relacionamentos Digitais: Aprenda a se comunicar e relacionar com clientes, tanto presencialmente quanto por meios digitais, abordando temas como personalização do atendimento e mídias sociais.
- Introdução à Inteligência de Mercado: Desenvolva competências para gerir informações e conhecimentos, elaborando estratégias com base em ferramentas de inteligência mercadológica.
- Fundamentos do Marketing Digital: Compreenda os princípios do marketing digital, incluindo o uso de ferramentas de busca, redes sociais e marketing de conteúdo.
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Com essas dicas e orientações sobre a formação em marketing, agora depende de você dar o próximo passo e evoluir na sua carreira. Clique abaixo para conhecer todos os programas de Educação Executiva da Saint Paul e prepare-se para dominar a Nova Economia!