A comunicação aberta é o pilar das relações de trabalho e o alicerce para uma equipe mais produtiva e integrada. Por isso, o feedback dos colaboradores é tão importante quanto o dos gestores para a performance organizacional.
Quando os times sentem que há repressão por parte da liderança, surgem o descontentamento e a queda de produtividade. Para evitar isso, gestores precisam enxergar o trabalho como um esforço coletivo, onde todos têm papel fundamental.
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A seguir, veremos como tirar de cena o modelo autoritário em que os colaboradores apenas seguiam ordens, dando lugar a uma gestão mais colaborativa, onde a comunicação direta e o feedback constante são ferramentas fundamentais de melhoria contínua.
A orientação focada em melhorias é uma prática consolidada na gestão empresarial, mas enquanto o feedback de gestores para suas equipes é comum, a escuta do feedback dos colaboradores ainda é um tabu em algumas organizações.
Porém, esse feedback reverso é essencial para equilibrar as decisões, fomentar transparência, e promover reflexões que potencializam a resolução de problemas sem prejudicar o clima organizacional.
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Segundo um estudo da Zavvy, o desempenho dos colaboradores pode ser até 4,6 vezes maior quando eles sentem que suas vozes são ouvidas dentro da organização, mas a probabilidade de que eles expressem suas opiniões é maior quando a pesquisa é anônima.
Além disso, os millennials e a geração Z, que compõem grande parte da força de trabalho atual, valorizam a prática do feedback, desde que seja uma via de mão dupla, permitindo que gestores também sejam avaliados, uma vez que muitos erros operacionais podem resultar de direções equivocadas.
Sobre isso, o professor Helio Gianotti da Saint Paul destaca: “Quando existem problemas de comunicação, os conflitos demoram muito mais para serem resolvidos. Quando o gestor não ouve e os colaboradores não se sentem ouvidos, as pesquisas de clima apontam que se fala mal da liderança, mas não de uma maneira específica”.
A ausência de feedback dos colaboradores pode gerar sintomas como:
Muitas vezes, isso ocorre quando o gestor assume uma postura autoritária, sem abertura para o diálogo. Um líder que não está disposto a ouvir limita a capacidade de crescimento do time, impactando negativamente os resultados da empresa.
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O professor Gianotti alerta para o perigo de uma autoimagem distorcida por parte dos gestores: “Muitas vezes o gestor acha que sabe tudo e deixa o lado narcísico tomar conta, fechando as portas para qualquer oportunidade de aprendizado, pois ele acredita que as pessoas que estão abaixo na hierarquia não tem muito a contribuir”.
O meio de comunicação utilizado faz toda a diferença no impacto da mensagem. Feedbacks importantes devem ser dados em conversas individuais ou reuniões formais, evitando ambientes informais, como grupos de mensagens. Prefira sempre o "olho no olho".
A forma como você comunica o feedback deve ser adequada ao nível de entendimento da equipe. O professor Gianotti destaca que o gestor tem a responsabilidade de adaptar sua mensagem para garantir que seja compreendida plenamente.
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Coloque-se no lugar do colaborador, tanto na hora de conceder sua avaliação quanto no momento em que você for avaliado. Observe quais são suas necessidades, suas dores, receios e tente olhar com o menor distanciamento possível.
Fale de maneira clara e objetiva, evitando mensagens subentendidas. A transparência na comunicação fortalece a confiança entre gestores e colaboradores.
Incentive a prática do feedback constante. Estimule, solte as amarras e ganhe a confiança das equipes para institucionalizar uma cultura de avaliação aberta e recíproca.
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Não deixe que aquela famosa “passadinha na minha sala” se torne objeto de terror. O feedback não deve ser apenas corretivo, portanto, reconhecer e valorizar os acertos e esforços da equipe é igualmente importante para manter a motivação.
O velho ditado que afirma que "temos duas orelhas e uma boca para ouvir mais e falar menos". Essa máxima é essencial para líderes, já que ouvir o feedback dos colaboradores é a melhor estratégia para melhorar o desempenho e fortalecer os resultados, além de construir uma liderança mais respeitada, em sintonia com as demandas da organização.
O MBA Executivo em Liderança e Gestão da Saint Paul oferece ferramentas práticas para aprimorar sua comunicação e fortalecer suas competências na gestão colaborativa, promovendo um ambiente de trabalho mais transparente, empático e produtivo.